Segundo semestre: analise suas finanças e programe-se para 2017

por Dora Ramos

Ainda que o endividamento das famílias tenha recuado de 59,6% em abril para 58,7% em maio, o primeiro semestre não foi nada fácil para grande parte da população. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostrou que do total das famílias brasileiras, 23,5% têm mais da metade da renda mensal comprometida com o pagamento de dívidas.

Mesmo que você não se enquadre nesse cenário, agora é o momento certo para todos analisarem e organizarem as finanças a fim de ter um segundo semestre mais tranquilo. Afinal, 2017 chegará num piscar de olhos e acredito que ninguém queira iniciar um novo ano cheio de dívidas e sem perspectivas de melhoria.

O balanço financeiro pode ser feito por meio de uma planilha que contenha os principais gastos obtidos desde o início do ano. Dessa forma, deve ser analisado quanto de bens supérfluos você adquiriu para não repetir a dose no segundo semestre. Outra dica é que, para as dívidas contraídas em longo prazo – especialmente em cheques, carnês e cartões de crédito -, recomenda-se a checagem do prazo de vencimento dos débitos, evitando ao máximo que fiquem contas para os últimos meses e, de maneira alguma, para o próximo ano.

É importante também tentar criar um fundo para as despesas de início de ano, já que daqui seis meses chegam os impostos e contas como IPVA, IPTU, rematrícula e material escolar. Essa é uma boa alternativa para quem não quer desembolsar uma alta quantia de uma só vez ou então assumir parcelas de longo prazo.

Entrar em situação de endividamento é algo que tira o sono de qualquer pessoa, por isso, o mais indicado é que se tenha bom senso, sem se deixar levar por atos impensados. É preciso olhar para a atual conjuntura econômica com uma visão mais analítica, comprar de forma mais consciente e diminuir gastos desnecessários.

Para evitar complicações financeiras, é fundamental que os consumidores menos prevenidos se programem, mantenham o foco em gastos realmente imprescindíveis e evitem, desse modo, o acúmulo de dívidas para o final de ano, época que sempre queremos um dinheiro extra para gastar. Afinal, manter as contas em dia e o nome limpo é um fator importantíssimo para encerrar 2016 com tranquilidade e de bem com a vida!

Dora Ramos é educadora financeira e diretora da Fharos Contabilidade & Gestão Empresarial – www.fharos.com.br


A Máquina de Vendas Online

Você já imaginou poder trabalhar em sua casa, tendo seu próprio horário, apenas com seu computador e com sua internet? Melhor… Imagine fazer isso sem precisar saber absolutamente NADA sobre criação de blogs, sites, ferramentas de marketing, e sem precisar gastar com anúncios e publicidade…

Imagine fazer tudo de graça! Imaginou? Então saca só…

Eu sei que você pode imaginar que isso seja algum tipo de negócio ilegal, ou pirâmide. Mas não é!

Você PRECISA realmente conhecer este cara… Ele vem trabalhando no mercado digital há mais de 5 anos (deste 2010), e hoje ganha entre R$7.278,05 – R$10.588,38…

E isso não é por ano… Não é por mês… É por semana!
Exatamente: a cada 7 dias ele fatura isso, tudo online!


Ele fez um vídeo especial demonstrando este método, e se você possui interesse em investir algum tempo do seu dia para faturar online, acho que esta pequena apresentação pode ser muito legal para você!

Clique aqui para ver o vídeo

Eu fiquei impressionada com este super método, e acredito que você também vai ficar!

No começo do vídeo, ele mostra provas reais sobre como fatura até 10 mil POR SEMANA apenas promovendo produtos online, sem precisar investir um centavo em anúncios, e sem precisar saber programar sites!

Clique aqui para ver o vídeo


Como criar um site de sucesso

Como criar um site de sucesso na internet é o que todo mundo quer saber. Para ajudar quem está começando nesse mercado online e espera ganhar dinheiro com isso, o SEBRAE preparou uma cartilha/apostila muito bacana que explica para os iniciantes e dá muitas dicas de como fazer para criar um site ou blog e obter muito sucesso com ele.

Vale a pena dar uma conferida nesse material de 74 páginas, afinal, leitura e conhecimento nunca são demais! Você pode baixar a apostila no link abaixo:

Como criar um site de sucesso

Download Cartilha Como Criar Um Site de Sucesso