O que é Publieditorial e como ganhar dinheiro?

Publieditorial. Você já deve ter visto essa palavra em alguns blogs.
Trata-se de um post comprado por uma empresa ou marca no seu blog com o objetivo de lançar uma ideia ou produto para seus leitores. Parece algo realmente maravilhoso, alguém querendo pagar para você escrever! Mas não é tão simples assim, é preciso avaliar alguns pontos, você deve fazer as seguintes perguntas:

A marca é interessante para meu público-alvo? O produto anunciado é adequado?

Se você acredita que sim – suas leitoras gostariam dessa marca – então anuncie sem medo!

O texto do publieditorial tem a ver com meu público-alvo?

A linguagem precisa estar adequada para o tipo de leitores que se quer atingir, no caso aqui, mulheres.

O valor do publieditorial é realmente atraente?

Só aceite anunciar algo no seu blog se o retorno for satisfatório. Valorize seu blog!

O que é publieditorial e como ganhar dinheiro com isso

Quanto devo cobrar por um publieditorial?

Não existe uma tabela de preços de publieditoriais. Costuma-se cobrar o quanto você acha que o seu blog vale. Para isso é preciso levar em conta quantos visitantes você recebe por dia, quão bem cotado seu blog está, quanto você cobra por banners, etc. Saber o quanto outras blogueiras estão cobrando também é bom para você ter uma noção do mercado.

Posso ter muitos publieditoriais publicados em um curto espaço de tempo?

Não é indicado. Os leitores podem gostar de algum ou outro publieditorial, mas se perceberem que seu blog só consiste de propagandas, vão dar o fora rapidinho. Isso porque os leitores procuram a opinião sincera da blogueira

Preciso escrever o publieditorial?

Não necessariamente. Às vezes a própria agência que está te contratando tem alguém para escrever, certifique-se disso. Se você mesma for escrever o post, cobre por isso também!

Preciso mostrar para meus leitores que trata-se de post pago?

É de bom tom indicar quando um post é pago. É claro que você não precisa fazer tanto alarde, mas ter em tamanho legível um “publieditorial” ou “publicidade” no post mostra que você respeita suas leitoras e não está enganando ninguém.

Como é feito o pagamento de um publieditorial?

Geralmente é feito depósito ou transferência bancária. O pagamento também pode ser feito utilizando serviços como PayPal e PagSeguro. Se você gostar dos produtos anunciados pode propor uma permuta (uma troca) onde você cede o espaço do blog e a empresa te envia os produtos.